“BIOGRAFIA E
AUTOBIOGRAFIA”
SÉRIE: 4º, 5º e EJA DURAÇÃO:
2 Aulas de 50 minutos
CONTEÚDO
TRABALHADO: Linguagem - Leitura e Escrita.
OBJETIVOS:
- Conhecer diversas biografias de
escritores famosos.
- Conhecer as características específicas das
biografias e autobiografias.
- Criar um espaço de reflexão sobre
as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e
escrita de biografias e autobiografias.
- Estimular a capacidade criadora e
a apropriação da linguagem falada e escrita.
- Estimular os alunos o gosto pela
leitura e literatura e documentar por meio da narrativa oral e da escrita,
a trajetória de vida de um parente mais velho, um amigo especial, diretor,
um professor ou qualquer funcionário da escola, partindo do princípio de
que o universo íntimo de cada pessoa e sua trajetória de vida são
especiais para quem com ela conviveu.
·
Construir
sua autobiografia.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1)
Conceituar Biografia.
2)
Leitura
através de slides de três biografias.
3)
Conceituar
Autobiografia.
4)
Descrição da Autobiografia da professora.
5) Construir cada um a sua autobiografia. Convidar os alunos a contar a sua
história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais
queridas e fatos relevantes de sua vida: nome, local de nascimento, nomes dos
pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as
comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas,
histórias divertidas.
6)
Apresentação das autobiografias dos alunos da turma.
7)
Propor
para a turma elaborar coletivamente uma biografia a fim de experimentar a
produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do
diretor da escola, a de outro professor, da secretária, cozinheira, mas deixe
que a classe escolha quem será o biografado e garanta que a pessoa escolhida
seja conhecida por todos do grupo.
8)
Comece
a produção do texto com os alunos que já sabem escrever do próprio punho e os
outros produzem oralmente e ditam para que o professor escreva. Assim, todos os
textos serão de autoria dos próprios alunos, mesmo que não tenham escrito.
É importante que, desde o início, eles
saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos
colegas pode se transformar em livro.
AVALIAÇÃO:
Através da atenção e participação nas aulas e reflexões.
- Através da realização das atividades propostas.
- Construção e apresentação das autobiografias dos alunos da turma.
- Construção e apresentação da biografia coletiva.
- Análise da biografia e das autobiografias apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário