“BIOGRAFIA E
AUTOBIOGRAFIA”
     SÉRIE: 4º, 5º e EJA          DURAÇÃO:
2 Aulas de 50 minutos          
     CONTEÚDO
TRABALHADO: Linguagem - Leitura e Escrita. 
OBJETIVOS:  
- Conhecer diversas biografias de
     escritores famosos.
- Conhecer as  características específicas das
     biografias e autobiografias.
- Criar um espaço de reflexão sobre
     as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e
     escrita de biografias e autobiografias.
- Estimular a capacidade criadora e
     a apropriação da linguagem falada e escrita.
- Estimular os alunos o gosto pela
     leitura e literatura e documentar por meio da narrativa oral e da escrita,
     a trajetória de vida de um parente mais velho, um amigo especial, diretor,
     um professor ou qualquer funcionário da escola, partindo do princípio de
     que o universo íntimo de cada pessoa e sua trajetória de vida são
     especiais para quem com ela conviveu.
·        
Construir
sua autobiografia. 
DESENVOLVIMENTO DA AULA: 
1)   
Conceituar Biografia.
2)   
Leitura
através de slides de três biografias.
3)   
Conceituar
Autobiografia.
4)   
Descrição da Autobiografia da professora.
5)    Construir cada um a sua autobiografia. Convidar os alunos a contar a sua
história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais
queridas e fatos relevantes de sua vida: nome, local de nascimento, nomes dos
pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as
comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas,
histórias divertidas.
6)   
Apresentação das autobiografias dos alunos da turma.
7)   
Propor
para a turma elaborar coletivamente uma biografia a fim de experimentar a
produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do
diretor da escola, a de outro professor, da secretária, cozinheira, mas deixe
que a classe escolha quem será o biografado e garanta que a pessoa escolhida
seja conhecida por todos do grupo.
8)   
Comece
a produção do texto com os alunos que já sabem escrever do próprio punho e os
outros produzem oralmente e ditam para que o professor escreva. Assim, todos os
textos serão de autoria dos próprios alunos, mesmo que não tenham escrito.
É importante que, desde o início, eles
saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos
colegas pode se transformar em livro. 
AVALIAÇÃO:  
Através da atenção e participação nas aulas e reflexões.
- Através da realização das atividades propostas.
- Construção e apresentação das autobiografias dos alunos da turma.
- Construção e apresentação da biografia coletiva.
- Análise da biografia e das autobiografias apresentadas.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário