Gly

Gly

domingo, 10 de novembro de 2013

BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA



 “BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA”
 
 
                                                    PLANO DE AULA  

     SÉRIE: 4º, 5º e EJA          DURAÇÃO: 2 Aulas de 50 minutos         

     CONTEÚDO TRABALHADO: Linguagem - Leitura e Escrita.

OBJETIVOS:  

  • Conhecer diversas biografias de escritores famosos.
  • Conhecer as  características específicas das biografias e autobiografias.
  • Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
  • Estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem falada e escrita.
  • Estimular os alunos o gosto pela leitura e literatura e documentar por meio da narrativa oral e da escrita, a trajetória de vida de um parente mais velho, um amigo especial, diretor, um professor ou qualquer funcionário da escola, partindo do princípio de que o universo íntimo de cada pessoa e sua trajetória de vida são especiais para quem com ela conviveu.

·         Construir sua autobiografia.

DESENVOLVIMENTO DA AULA: 

1)    Conceituar Biografia.

2)    Leitura através de slides de três biografias.

3)    Conceituar Autobiografia.

4)    Descrição da Autobiografia da professora.

5)    Construir cada um a sua autobiografia. Convidar os alunos a contar a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.

6)    Apresentação das autobiografias dos alunos da turma.

7)    Propor para a turma elaborar coletivamente uma biografia a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do diretor da escola, a de outro professor, da secretária, cozinheira, mas deixe que a classe escolha quem será o biografado e garanta que a pessoa escolhida seja conhecida por todos do grupo.

8)    Comece a produção do texto com os alunos que já sabem escrever do próprio punho e os outros produzem oralmente e ditam para que o professor escreva. Assim, todos os textos serão de autoria dos próprios alunos, mesmo que não tenham escrito.

 

É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas pode se transformar em livro.

AVALIAÇÃO: 

Através da atenção e participação nas aulas e reflexões.
  • Através da realização das atividades propostas.
  • Construção e apresentação das autobiografias dos alunos da turma.
  • Construção e apresentação da biografia coletiva.
  • Análise da biografia e das autobiografias apresentadas.
                                                         


 

 
 
                                     
                                                                    
                                                                        
                                                                         

 
 




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário